Santa Amélia

Prefeito Antonio Carlos Tamais

Tonhão Tamais (PROS)

* Área (Km2): 78,024

* Distância da Sede à capital (Km): 396

* Distritos Administrativos: 1

* Comarca a que pertence: Bandeirantes

* Data de instalação do município:

14/11/1952

* Aniversário da cidade: 14 de novembro

* Altitude (m): 500

* Site da prefeitura:

www.santaamelia.pr.gov.br

* Gentílico: Ameliense

A História

Em 1938, Ângelo Pavan adquiriu, por compra feita a Jayme de Carvalho, uma área aproximada a 2800 alqueires de terra, no interior do Município de Bandeirantes. O objetivo de Ângelo Pavan era formar um Patrimônio, promovendo a divisão e venda dos lotes e datas de sua propriedade. No ano seguinte, partia da Fazenda Carvalhópolis, também situada no interior do Município de bandeirantes, uma caravana composta por Ângelo Pavan, Valentim Inforzato, José Pavan, José Galdino da Costa e do engenheiro Luiz Vom Wronski, dirigindo-se ao local das terras para a demarcação dos lotes que formariam o Patrimônio.

Os primeiros moradores foram Abel Fernandes de Abreu, que montou a primeira serraria; Antônio Lourenço da Luz e Alfredo Crespo, que se estabeleceram com casas comerciais; Júlio Rocha, João Nalim, Joaquim Silvério e muitos outros, que abriram os primeiros sítios e Geraldo Paulino de Carvalho, que instalou a primeira farmácia. Assim se foi formando o Patrimônio, cuja denominação primitiva era Galdinópolis. Em 1940, com grandes festividades, foi inaugurado, oficialmente, o Povoado de Galdinópolis, que já contava com uma igreja, uma escola, um campo de futebol e luz elétrica.

Sem chegar a ser Distrito, em 1951, foi criado o Município com a denominação de Santa Amélia.  Com o objetivo de formar um patrimônio, um pioneiro adquiriu 2.800 alqueires de terra em 1938. Em caravana, os pioneiros partiram no ano de 1939 para demarcar os lotes e iniciar a colonização da área onde se situa o município de Santa Amélia. Sua primeira denominação foi Galdinópolis, em homenagem ao primeiro pioneiro que se instalou para tomar conta dos diversos serviços referentes à abertura do patrimônio.

O nome Santa Amélia, que constitui homenagem à filha do proprietário das terras que iniciou a colonização desta região, veio a ser escolhido quando da criação do município. Criado através da Lei Estadual nº. 790 de 14 de dezembro de 1951, foi desmembrado de Bandeirantes.

O topônimo do Município é em homenagem à Santa Amélia, muito venerada na localidade.

Área

77,41 km²

IDHM

0,653

Faixa do IDHM

Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

População

3.803 hab.

Densidade demográfica

49,14 hab/km²

Ano de instalação

1951

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense