Vacina desenvolvida na Inglaterra contra coronavírus, será testada no Brasil

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, que está na fase de aplicação de testes da vacina contra covid-19, escolheu brasileiros para realizar uma das etapas. Os testes terão apoio do Ministério da Saúde e começam ainda neste mês. Segundo informações de agências internacionais, serão cinco mil voluntários ao todo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil fará parte do plano global de desenvolvimento da vacina e é o primeiro país a ter acesso ao antídoto.

A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o estudo no Brasil foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2), após pedido da AstraZeneca. Em São Paulo, os estudos serão comandados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A infraestrutura médica e de equipamentos será financiada pela Fundação Lemann.

A vacina se baseia em um adenovírus de chimpanzés contendo a proteína spike, usada pelo coronavírus Sars-CoV-2 para agredir as células humanas.