Secretário de Saúde Beto Preto assina Termo de Cooperação do PlanificaSUS
O Governo do Estado vai aportar R$ 50 milh›es em 2022 para os procedimentos cirœrgicos eletivos. O anœncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo secret‡rio de Estado da Saœde, Beto Preto, em reuni‹o com a participa‹o do vice-governador Darci Piana, diretores das 22 Regionais de Saœde, equipes tŽcnicas, alŽm de gestores e representantes municipais no evento ÒSaœde em frenteÓ. Foto: AmŽrico Antonio/SESA

O programa está embasado em três grandes pilares da saúde

Foi assinado nesta quinta-feira (2) pelo secretário de saúde, Beto Preto, o Termo de Cooperação Técnica do PlanificaSUS Paraná. 

O ato formaliza a implantação da Planificação da Atenção (PAS) que será realizada por meio de workshops, oficinas tutoriais, cursos e outras atividades complementares desenvolvidas nos municípios do Estado. 

Beto Preto assina Termo de Cooperação do PlanificaSUS

O programa está embasado em três grandes pilares da saúde, como a Atenção Primária à Saúde (APS), a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e a Atenção Hospitalar (AH), áreas em que a Sesa cria ações e estratégias, integrando equipes que possam atuar diretamente com o usuário da saúde. 

O documento também foi assinado pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivoliciano Leonarchik, dando o aval necessário para que o PlanificaSUS seja estendido às 22 Regionais de Saúde, nos 399 municípios do Estado. 

No Estado, a organização dos processos na Rede de Atenção à Saúde (RAS) acontece na linha de cuidado prioritária do Idoso, fazendo parte do projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, com o intuito de expansão para as demais linhas prioritárias, conforme avanços obtidos na implantação do projeto PlanificaSUS Paraná. Os principais objetivos da RAS são melhorar a qualidade de vida das pessoas usuárias, a eficácia na utilização dos recursos e a equidade em saúde. 

O PlanificaSUS unifica as ações primárias, a integração entre a atenção primária e o ambulatorial é um dos diferenciais do programa, que foi iniciado em 2019, mas teve de diminuir o ritmo por causa do cenário atual de pandemia em todo o mundo. 

“A pandemia do coronavírus deixou muitos de nossos paranaenses abalados e precisando de atenção e cuidados primários, principalmente os idosos, que além de enfrentar a insegurança trazida pela Covid-19, tem também o isolamento e a ausência, por vezes, de seus familiares. Por isso, a importância da expansão deste programa”, afirmou o secretário de saúde, Beto Preto. 

Com base em um estudo realizado do projeto piloto PlanificaSUS preenchido pelos profissionais da 4ª Região de Saúde do Paraná, pôde-se verificar uma melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde, da organização dos processos de trabalho, um maior impacto positivo sobre os indicadores de saúde, fortalecimento da comunicação e integração entre as equipes e a incorporação das tecnologias de atendimento. 

Desde que foi implantado em Irati, foi possível identificar de forma mais clara e minuciosa quem são os grupos de risco, como hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e idosos.

Diminuir as filas de agendamento de uma consulta dentro de uma unidade, sem precisar buscar o atendimento na madrugada, entre outras conquistas. 

PROGRAMA – O PlanificaSUS iniciou há cerca de dois anos, com um projeto piloto desenvolvido em Irati (4ª Regional de Saúde), no período de 2019 a 2020, por meio de apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS). A etapa II do programa em Irati vai começar no dia 23 de setembro. Já as outras 21 Regionais de Saúde vão iniciar o primeiro módulo do programa a partir da assinatura do termo. O projeto também conta com um sistema de monitoramento e avaliação das ações implantadas na RAS da região, a fim de realizar um diagnóstico do marco zero do projeto.

Escrito por Da Redação do site com TNOnline.