Os prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop, se reuniram por duas vezes nesta na semana para debater a nova redação do decreto Estadual, que foi prontamente acatado na sua íntegra por decisão unânime, com apenas a correção de horário de funcionamento do comércio (restaurantes) sendo alterado das 20 para as 21 horas, que o feriado de “corpus christi” (03 de junho) foi transferido para o próximo semestre e ao menos por enquanto, também por unanimidade, (pelo não retorno das aulas presenciais na rede municipal e Estadual de ensino.

O presidente da Amunop, prefeito Amin Hannouche de Cornélio Procópio, representando seus pares, disse que os gestores chegaram ao consenso de que este ainda não é o momento de retomar as atividades presenciais nas escolas, destacando a necessidade de aguardar que haja primeiro um calendário de vacinação para os professores e funcionários das escolas. “Havia um pleito da chefe regional de Educação de Cornélio Procópio, a Ana Paula, no sentido de que a gente pudesse voltar as aulas na rede municipal e na rede estadual. Foi discutido amplamente com os prefeitos na última reunião, que foi virtual e naquele momento foi decidido por todos que ninguém se sente seguro para autorizar o retono as aulas presenciais, pelo menos por ainda agora”, disse Hannouche.
E completou: “Isso, porque nossos professores ainda não estão vacinados e sem vacina não há como a gente submeter estas pessoas, estes profissionais de educação que são tão importantes na formação e na vida e na formação das nossas crianças e jovens. Entendemos que não podemos expô-los e tão logo tenhamos uma agenda de vacinação destes profissionais, ai sim é momento de discutir a volta as aulas”.
Municipios da Amunop
Na ocasião o presidente Amin Hannouche também destacou o fortalecimento da associação no enfrentamento a pandemia pela integração das ações de maneira sempre regionalizada, uniforme e alinhada entre os municípios que compõem a Amunop.
A Amunop tem sede no município de Cornélio Procópio e é composta pelos municípios de Abatia, Andira, Assai, Bandeirantes, Congonhinhas, Itambaraca, Leopolis, Nova America da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Barbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Urai.
