Morre Xandy Basso ex-prefeito de Nova América e ex-presidente da Amunop
SONY DSC

Na madrugada desta sexta-feira (7), o ex-prefeito de Nova América da Colina (PR)Ernesto Alexandre Basso, morreu vítima da covid-19. Ele estava internado desde o início de abril, em Cornélio Procópio.

Carinhosamente chamado de “Xandy”, tinha 45 anos e era casado com Tania e pai de dois filhos, Kassio Kassiano. Foi prefeito da cidade do norte pioneiro do Paraná em dois mandados seguidos: de 2013 até 2020. Ocupou ainda a presidência da Amunop, Associação dos Muncipios do Norte do Paraná, do Cisnop, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná e do consórcio Paraná Saúde.

Era um idealista e reconhecidamente um modelo positivo de gestor público e liderança regional. Até este momento ocupava a vice presidência do PROS no Paraná.

Com a esposa Tania e seus filhos Kassio e Kassiano

Basso deixa esposa e dois filhos. Ele estava internado no Hospital de Cornélio Procópio.  A doença foi diagnosticada há cerca de um mês. 

No dia 9 de abril ele chegou a fazer uma publicação em uma rede social pedindo orações. “Sou mais uma vítima que luta para vencer o covid-19. Quem quiser me acompanhar em oração é muito bem-vindo porque muitas vidas se foram e algumas pessoas ainda permanecem internadas!”, escreveu. 

Liderança nata, com o lider do governo deputado Cobra, o governador Ratinho Junior e o amigo e prefeito Fernando Coimbra de Rancho Alegre

Amigos e família enlutada tomaram conta das redes sociais para prestar-lhe homenagens. Seu filho do ex-prefeito, Kassiano Basso, também se manifestou após o falecimento. “Você será eterno pai! Eu irei te honrar”. 

O outro filho, Kassio Bastos, também lamentou a perda. “Meu coração está despedaçado, nunca mais será o mesmo, arrancou-se uma parte de mim. Você e a mamãe são minha vida, e você nos deixou para morar com Deus. Eu te amarei por toda a eternidade. Eu honrarei sua história, seu LEGADO, e todos os seus ensinamentos. Que dor, meu Deus”.

Igualmente sua esposa, Tania Basso, deixou transbordar seus sentimentos no Facebook ao escrever: “Meu primeiro e único amor. Meu coração tá dilacerado de tanta dor, a gente tem muito que fazer aqui juntos. Isso não tá certo. Para sempre vou te amar! Eu por você, você por mim e Deus por nós!”

Em comitiva na capital no gabinete do deputado Cobra, com o publicitário Marcio Montanha, o ex vereador Edimar Gomes Filho e o jornalista Marcos Brito da Amunop.

O prefeito de Cornélio Procópio, de quem era grande amigo e que sucedeu Alexandre Basso na presidência da Amunop, decretou em nome dos demais prefeitos, funcionários e colaboradores da associação NOTA DE PESAR em respeito à família e pela passagem deste grande ser humano.

velório acontece às 12h nesta sexta-feira (7), na Paróquia Imaculada Conceição de Nova América da Colina. O sepultamento será às 16h, no cemitério municipal.

Ernesto Alexandre Basso, o Xandy.