Governo pede apoio das Associações de Municípios para acelerar vacinas no Paraná
Em reunião com a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná (Amunop) nesta sexta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que o compromisso com a região é prioridade da gestão. - Cornélio Procópio, 14/05/2021 - Foto: Divulgação SESA

Presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche participa de reunião on line para definir programa

Cornélio Procópio – O prefeito Amin Hannouche, presidente da Amunop, Associação dos Municípios do Norte do Paraná, participou esta semana de uma reunião remota com o Secretário da Saúde, Beto Preto e todos os presidentes de Associações do Municípios do Paraná.

O objetivo, conforme Amin Hannouche foi acelerar ainda mais a vacinação contra a Covid 19 nos municípios paranaenses. O presidente da Amunop afirmou que o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou na reunião com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), e com secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, que o Estado já aplicou 3.721.565 doses. Ele apoiou todas as medidas propostas durante o encontro. “O Secretário Beto Preto quer incrementar a vacinação, propondo um calendário que contemple inclusive pessoas com menos de 60 anos, o que já estamos fazendo em nossa cidade.

Secretário de Estado da Saúde Beto Preto e o presidente da Amunop, prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche

Se as vacinas vierem, nós vamos continuar na frente, vacinando as pessoas com comorbidades e aqueles com idade inferior a 60 anos disse o prefeito. Durante a reunião, o Secretário Beto Preto pediu descentralização das doses para os municípios. “Temos rapidamente descentralizado as doses para os municípios. O Estado não vacina ninguém, quem vacina é o município, com as suas equipes das secretarias de saúde.

Por isso, o governador Ratinho Junior tem colocado a estrutura de logística rapidamente para funcionar e permitir que as doses chegam ao braço dos paranaenses com velocidade. Essa é a orientação do governador”, afirmou Beto Preto. Para o presidente da AMP, Júnior Weiller, as iniciativas do Governo do Estado e a estratégia em conjunto com os municípios são fundamentais para reforçar a importância da vacinação, que superando o grupo das comorbidades, deve iniciar a vacinação geral por idade, a partir dos 59 até 18 anos. “Estamos alinhados com o Governo do Estado e aqui reunimos as associações regionais de prefeitos para intensificar esse objetivo da vacinação, seguindo essa orientação da Sesa, que após as comorbidades, que a gente já possa iniciar a vacinação pela idade. Temos que intensificar esse trabalho para rapidamente superarmos a pandemia”, acrescentou.