Governo do Estado anuncia R$ 20 milhões de investimentos para equipar Hospital Regional

Este foi o anúncio oficial feito pelo Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, na tarde desta sexta-feira (14) em nossa cidade em reunião da AMUNOP – Associação dos Municípios do Norte do Paraná.

A obra já está com mais de 90% de execução. Com área de quase 8 mil metros quadrados, o hospital atenderá região com cerca de 250 mil pessoas. Os equipamentos envolvem macas, aparelho de raio-x, ultrassom, entre outros.

“A regionalização da saúde é plataforma da gestão do Governador Carlos Massa Ratinho Junior e tem total atenção deste governo”, afirmou o Secretário Beto Preto. Ele destacou, ainda, a importância do diálogo com os prefeitos e secretários municipais de Saúde para o desenho assistencial da unidade, que foi construída com recursos federais. “Temos outros hospitais regionais próximos e, por isso mesmo, não podemos criar cobertura concorrente, mas ampliar os serviços de forma a incrementar a assistência, em conjunto com os municípios”, disse ainda o secretário.

Para o Deputado Romanelli, este aporte, com a conclusão das obras físicas, deverá equipar o Regional com todos os equipamentos necessários para sua manutenção. “Fica faltando quem vai tocar o hospital, mas já estamos tratando deste assunto com muita responsabilidade juntamente com o governo e demais autoridades especializadas em Saúde Pública”, contou o Deputado.

Esta é uma conquista regional de “muitas mãos” como afirmou o prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche, presidente da Amunop, com “destaque aos esforços, trabalho e a gestão de trabalho do nosso Deputado Estadual, Romanelli”, defensor do projeto do Hospital Regional desde o seu início, da implantação e agora na conquista dos recursos necessários para equipar o Hospital e assim colocá-lo efetivamente para funcionar. Os equipamentos envolvem desde macas, aparelho de raio-x, ultrassom, entre outros.

ESPECIALIDADES

No encontro que reuniu todos os prefeitos da Amunop no Centro Cultural Galdino de Almeida, as autoridades trataram também a implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na política de fortalecimento dos consórcios de saúde.

Durante a reunião, o prefeito Amin confirmou que a prefeitura deverá doar o terreno para a implantação de Ambulatório e de acordo com o prefeito, a obra será feita pelo Governo do Estado. “Esta obra deverá transformar toda aquela região em um verdadeiro complexo de saúde para o atendimento de toda a região. É um sonho da população regional, de muitas décadas e com grande apoio da Secretaria de Estado da Saúde, ela será finalmente conquistada”, disse o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche. Também estiveram  presentes na reunião o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop), Edimar Santos, e o Deputado Estadual Cobra Repórter e o coordenador da Casa Civil para o Norte do Paraná, o ex-prefeito Fred Alves, além de prefeitos da associação, outras lideranças e a imprensa regional. (com AEN e Comunicação/Amunop)