Evento em Cornélio Procópio capacita profissionais na inclusão de alunos com autismo

Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, será a próxima sede do Seminário “Autismo: Conhecer para Incluir”.

O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Norte do Paraná – AMUNOP  juntamente com as secretarias municipais de educação dos municípios associados, estará promovendo no próximo dia 20/05/2022 em Cornélio Procópio – PR. O objetivo é preparar esses profissionais para atuarem na inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A capacitação foi conduzida pelo psicólogo e especialista em transtornos psicopatológicos na infância e adolescência, José Raimundo Facion. Com mais de 45 anos atuando na área e com experiências em diversos países, o psicólogo afirma que o Brasil está muito à frente na experiência de inclusão escolar de crianças com TEA.

“Nem os norte-americanos são tão bons quanto nós na experiência da inclusão desses alunos. O problema é a compreensão teórica e metodológica. Grande parte das escolas brasileiras ainda não têm infraestrutura e não têm pessoal qualificado. Além das dificuldades que as nossas escolas têm tido no manejo quanto a excessos nos problemas comportamentais das crianças autistas, como agitação, não querer ficar em sala de aula, apresentar movimentos repetitivos, gritos”, declarou Facion.

Desde 2012, o Brasil conta com uma Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento garante, nos casos de comprovada necessidade, o direito de criança autista matriculada em escola regular de ter acompanhante especializado em sala de aula. O problema, na opinião de Facion, é a dificuldade em encontrar profissionais capacitados para essa função. 

“Se o acompanhante pedagógico na sala de aula não consegue entender primeiramente o que é o autismo, de onde vem, quais são os sintomas cardeais, não vai estar preparado. E a nossa lei obriga que em cada sala de inclusão tenha um acompanhante pedagógico. Mas nem sempre esse profissional é instruído e orientado. Então as nossas falhas hoje estão justamente na forma de procedimento e na orientação e supervisão das pessoas nas escolas que lidam com crianças autistas”, disse.

O Seminário com o Prof. DR. Facion sobre AUTISMO: CONHECER PARA INCLUIR. Tratará do assunto abordando ainda, Altas Habilidades, Asperger, Autismo, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo e Atrasos no Desenvolvimento Neuropsicomotor.

PROGRAMA

• Diagnóstico e Diagnóstico Diferencial: –

• Sintomas Cardeais para o reconhecimento do Autismo e outros Transtornos

• Intervenções Terapêuticas e Psicopedagógicas

•  Quais as principais estratégias para reabilitação da pessoa com TA?

• Inclusão Escolar e suas Implicações de alunos com TEA e outros Transtornos Mas o que é Inclusão?

•  O Papel do Professor nas Práticas Inclusivas

•  Seis Elementos para Inclusão Eficaz

PALESTRANTE: Prof. Dr. J. R. Facion

*Formado em Psicologia pela Universidade de Münster, Alemanha em 1980; Doutorado pelo Depto de Psiquiatria Infanto-Juvenil pela mesma Universidade, em 1986, onde foi Prof. Assistente durante 4 anos; 1º Pós-Doutorado pelo Depto de Neuropediatria e 2º Pós Doutorado no Depto de Neuroanatomia e Instituto de Pesquisa sobre o Autismo, na Alemanha, do qual é membro fundador desde 1983. Desde 2010 é Diretor Geral do INAPEA-Instituto Nacional de Pós-Graduação e Eventos Acadêmicos