O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (10) o Programa Pedala Paraná. No encontro, foram apresentados detalhes de 80 ciclorrotas que já existem em todo o Estado. A região da Amunop se fez representar pelo vice prefeito Renato Honório, o Renatinho de Congonhinhas, nesta ocasião representando o prefeito Zéco, Dr. José Olegário, assinou o termo oficial.

No evento, o vice-governador Darci Piana, a primeira-dama Luciana Saito Massa, o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participam da cerimônia, que também reuniu ciclistas e a comunidade esportiva, na sede da Superintendência do Esporte, Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1.020, bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, nesta manhã onde foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Paraná e entidades parceiras, e o termo de adesão com os municípios, oficializando a fase inicial do projeto, com 80 ciclorrotas.
“Esse evento simbolicamente é muito importante para o Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante pandemia. As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

O vice-prefeito Renatinho, assinou o termo de adesão do município de Congonhinhas no programa Pedala Paraná. Ele estava ainda acompanhado do acessor do Deputado Estadual Cobra Repórter, Valmir Ferreira. “Poder contar com um governo de Estado que se preocupa com programas como o PEDALA PARANÁ qual visa a saúde e bem estar da população e a confirmação de que estamos no caminho certo. Agradecemos muito nosso governador Carlos Massa Ratinho Junior que vem assim cumprindo sua ideologia de um governo municipalista e regionalizado. Isso nos fortalece e muito”, destacou Renatinho. Na foto, a assinatura do Termo com a presença do Secretário de Saúde Beto Preto e Superintendente do Esporte do Paraná Helio Wirbiski.

AÇÃO CONJUNTA – O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que, além de promover o esporte, o programa visa fomentar o turismo com as entidades parceiras, como Sebrae, que ajudarão na qualificação da rede de restaurantes e hoteleira, entre outros estabelecimentos.
Durante o lançamento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou a importância da manutenção dos protocolos sanitários. No evento, todos os participantes tiveram a temperatura aferida e álcool em gel à disposição, com o uso de máscara obrigatório, seguindo os protocolos sanitários exigidos. Ao final, o grupo de ciclistas presentes deu uma volta no complexo esportivo onde está sediada a Superintendência do Esporte.

PEDALA SOLIDÁRIO – Com a presença da primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, também foi anunciado o Pedala Solidário, no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não perecíveis marcará a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.
