Com nova diretora Interina 18ª RS lança PlanificaSUS aos municípios da Amunop
O Governo do Estado vai aportar R$ 50 milh›es em 2022 para os procedimentos cirœrgicos eletivos. O anœncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo secret‡rio de Estado da Saœde, Beto Preto, em reuni‹o com a participa‹o do vice-governador Darci Piana, diretores das 22 Regionais de Saœde, equipes tŽcnicas, alŽm de gestores e representantes municipais no evento ÒSaœde em frenteÓ. Foto: AmŽrico Antonio/SESA

Com a definição do nome de Eliana de Fátima Catussi Pinheiro, servidora de carreira como diretora interina da 18ª Regional de Saúde e com a presença agendada do Secretário de Estado da Saúde Beto Preto em Cornélio Procópio nesta quarta-feira 15 de Dezembro para o lançamento do PlanificaSUS e a cerimônia de adesão à nova estratégia de saúde do Estado.

O evento ocorrerá no Centro Cultural Galdino de Almeida de Cornélio Procópio e contará com a presença de prefeitos e representantes de praticamente todos municípios que compõe à abrangência da 18ª Regional de Saúde e dos municípios da Amunop.

Da Redação

O Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto definiu o nome da servidora de carreira Eliana Catussi, como nova diretora interina da 18ª Regional de Saúde e agendou visita a Cornélio Procópio para a próxima quarta-feira, dia 15 de dezembro, ocasião pela qual se dará também o lançamento e adesão ao PlanificaSUS, programa do governo estadual para criação de educação permanente em saúde e melhora no sistema de saúde dos municípios, que contará com a presença e participação dos de prefeitos e secretários de Saúde de toda a região.

O objetivo do programa é o aprimoramento dos sistemas através da integração entre as redes ambulatorial, de especialidades e hospitalar. O resultado disso é um acolhimento mais ágil e eficiente aos pacientes de Atenção Básica em Saúde e o quanto a iniciativa deve ser priorizada pelas gestões municipais.

A expansão do programa faz parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde para a nova fase do pós-pandemia. O secretário, Beto Preto, afirmou é necessário reorganizar a Atenção Primária e Especializada, restabelecendo o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciaram das unidades de saúde.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, técnicos e membros do Grupo Condutor do PlanificaSUS Paraná vão ser os responsáveis pelos 21 workshops de adesão dos municípios. Maria Goretti afirmou ser um trabalho na preparação das equipes de saúde para uma nova etapa e avançar na assistência para a população paranaense que utiliza o SUS. O secretário, Beto Preto, afirmou é necessário reorganizar a Atenção Primária e Especializada, restabelecendo o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciaram das unidades de saúde.

O PROGRAMA

O PlanificaSUS Paraná é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

A metodologia da PAS visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo com o Ministério da Saúde. É composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais. Esta é a 1ª etapa do projeto. Durante a implantação do projeto-piloto, foram feitas várias ações bem-sucedidas, principalmente na atenção aos idosos. Após dois anos, o PlanificaSUS expandiu para mais de 90% dos municípios paranaenses.

O próximo workshop neste mês de dezembro acontece em Cornélio Procópio e conta com a agradecida parceria e suporte da AMUNOP.