Amunop debate Programa Paraná Produtivo em reunião com prefeitos e lideranças

Foram realizadas duas oficinas do programa, que busca identificar potenciais e carências das regiões. Os primeiros encontros reuniram lideranças de Cornélio Procópio e Jacarezinho

Cornélio Procópio –  O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, realizou recentemente, as primeiras oficinas do Programa Paraná Produtivo. Segundo o Secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, o projeto pretende identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. As oficinas reúnem lideranças políticas, do setor produtivo e representantes de universidades para fazer o diagnóstico da região, discutir potencialidades e elencar prioridades.

Os primeiros encontros foram realizados em Jacarezinho e Cornélio Procópio. Valdemar Jorge apresentou o programa e mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. O prefeito Amin Hannouche, presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop aprovou o programa. “O objetivo é desenvolver um trabalho e fazer com que haja um desenvolvimento através de uma pesquisa científica. Este, inclusive, já fizemos em Cornélio Procópio, cujo material entregamos ao secretário para que pudesse analisá-lo. É um estudo da maior importância e nosso município fez o dever de casa ao concluí-lo”, disse Hannouche.   

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli, Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa, o programa precisa ser incrementado na mesorregião do Norte Pioneiro com todos os seus propósitos. “O Paraná quer oferecer todas as condições e ferramentas necessárias para aumentar a geração de empregos e promover o desenvolvimento tecnológico, econômico e social. Pela proposta do programa, o Governo do Paraná vai criar um plano regional para que as políticas públicas municipais estejam alinhadas com as estaduais. Excelente ação do governador Ratinho Junior.

Participaram conosco o secretário Valdemar Bernardo Jorge, da Secretaria Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, prefeitos Amin Hannouche, Paulo Branco (Codenop) e Edmar Santos Cisnop e outras lideranças da região. Juntos, vamos diminuir as desigualdades regionais e tornar o Norte Pioneiro mais competitivo”, afirmou o deputado.

Em pronunciamento, o secretário também destacou a importância de integrar as políticas públicas municipais e estaduais, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas e pelos setores empresariais e acadêmicos. “Precisamos integrar todas as iniciativas estaduais às necessidades da população para o desenvolvimento das regiões”, disse Bernardo Jorge. “Queremos a integração entre as políticas públicas do Estado e as municipais para estabelecer projetos estruturantes para as regiões”. Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo. Para orientar as ações, uma base de informações territoriais foi criada e auxiliará na visualização dos pontos fortes e oportunidades de cada região.

Neste mês de maio serão promovidas oficinas de diagnósticos em outras seis regiões. Na sequência, haverá reuniões para tratar das oportunidades encontradas pelos participantes. O próximo passo prevê encontros para priorizar ações e, no terceiro trimestre do ano, haverá a entrega do plano de ação a ser desenvolvido. (Comunicação/Amunop)