Urai

Prefeito: Angelo Tarantini Filho (MDB)

* Área (Km2): 234,893

* Distância da Sede à capital (Km): 404

* Distritos Administrativos: 2

* Comarca a que pertence: Uraí

* Data de instalação do município:

04/11/1947

* Aniversário da cidade: 05 de maio

* Altitude (m): 435

* Site da prefeitura:

WWW.urai.pr.gov.br

* Gentílico: Uraiense

A História

A ocupação da gleba onde se situa Uraí foi inicialmente realizada através de uma companhia colonizadora em maio de 1936. A região de Uraí possuía densas matas o que possibilitou grande exploração madeireira com vistas ao abastecimento do mercado local e principalmente exportação. Após o ciclo da madeira, veio o ciclo do café, predominando, posteriormente, a cultura do rami o que lhe confere na década de 1980 a denominação de Capital Mundial do Rami. Criado através da Lei Estadual n° 02, de 10 de outubro de 1947, foi desmembrado de Assaí.

As terras onde hoje se localiza o Município de Uraí, pertenciam à Companhia Nambei Tochi Kabushiri Kaisha, e faziam parte do território do Município de Assaí. Em maio de 1936, um grupo de colonos japoneses liderados por Manjiro Watanabe, então gerente da referida Companhia, chegou à região e deu início, ali, à formação de um povoado que recebeu a denominação de Colônia Pirianito e que, graças à fertilidade de suas terras e ao trabalho dinâmico de seus colonizadores, teve rápido desenvolvimento.

Em 1943, a Colônia Pirianito, foi elevada à categoria de Distrito Administrativo do Município de Assaí, com a denominação de Uraí, e, em, 1947, passou à condição de Município autônomo.

Os primeiros moradores de Uraí, em sua maioria japonesa, querendo dar à Colônia uma denominação genuinamente brasileira, chegaram à conclusão de que um dos nomes mais ligados aos primitivos habitantes da região – os guaranis – era “uraí”, planta da qual os aborÍgenas extraíam o “curare”, veneno com que untavam suas flechas e lanças, para se defenderem dos inimigos.

Os primeiros moradores de Uraí, em sua maioria japonesa, querendo dar à Colônia uma denominação genuinamente brasileira, chegaram à conclusão de que um dos nomes mais ligados aos primitivos habitantes da região, os guaranis, era ‘uraí’, planta da qual os aborígenes extraíam o curare, veneno com que untavam suas flechas e lanças, para se defenderem dos inimigos. Gentílico: uraiense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Uraí, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30­12-1943, subordinado ao município de Assaí.

Área

239,08 km²

IDHM

0,721

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

11.472 hab.

Densidade demográfica

47,98 hab/km²

Ano de instalação

1947

Microrregião

Assaí

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Rancho Alegre, Leópolis, Cornélio Procópio, Nova América da Colina, Assaí, Jataizinho e Sertaneja

LINKS ÚTEIS