Sapopema

Prefeito: Paulo Maximiano de Souza

Paulinho Branco (PSB)

Área: (km2): 676,937

Distância da sede à capital (km): 300

Distritos Administrativos: 3

Comarca a que pertence: Curiúva

Altitude: (m): 759

Gentílico: Sapopemense

Site da prefeitura:

www.sapopema.pr.gov.br

Aniversário da cidade: 22 de setembro

Data de instalação do município:

28/10/1961

A História

Com a invasão de forasteiro advindos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, devido ás notícias que se espalhavam que Sapopema de então, seria a terra da promissão, ocasionou um aumento sensível na população local, tendo os referidos forasteiros se dedicado ao plantio de arroz, feijão, milho, café, cana de açúcar, mandioca, trigo, hortaliças e pecuária, concorrendo assim para grande desenvolvimento do então distrito.

Antônio Martins Paraná, engenheiro, lançou os fundamentos da povoação em 1936 ao construir uma casa ao lado de árvore frondosa  denominada Sapopema.  Em 14 de novembro de 1951, a Lei Estadual n.º 790 eleva Sapopema à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Curiúva.

A pequena cidade possui uma rotina tranquila, típica do interior. A maioria dos jovens saem da cidade para estudar em grandes centros, como Londrina e Curitiba. Sapopema também é uma cidade turística, apresentando lindas cachoeiras, conhecidas como Salto das Orquídeas localizadas a menos de 3km do centro. O município possui dois distritos administrativos, Lambari e Vida Nova.

A fundação do município está ligada à construção da Rodovia Engenheiro Angelo Ferrário Lopes, a Estrada do Cerne, que leva a Curitiba e Alvorada do Sul, perto da divisa do Paraná com São Paulo. As obras começaram na década de 30, época em que foi montada uma casa perto da árvore chamada Sapopema, ao redor da rodovia. A partir daí, muitas pessoas, principalmente viajantes, chegaram e se estabeleceram na região.

O município se destaca pelas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas. Por conta disso, atrai visitantes interessados no turismo de aventura, como rapel, trekking, ciclo turismo e muito mais. Sapopema tem aproximadamente 7 mil habitantes, que se dividem entre áreas urbanas e rurais.

Em decorrência dessa transformação houve substancial evolução dos grupos étnicos, que perdurou até a década de 1960. Criado através da Lei Estadual nº 4245, de 25 de julho de 1960, e instalado em 28 de outubro de 1961, foi desmembrado de Curiúva e São Jerônimo da Serra.

Área

678,54 km²

IDHM

0,655

Faixa do IDHM

Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

População

6.736 hab.

Densidade demográfica

9,93 hab/km²

Ano de instalação

1960

Microrregião

Ibaiti

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Ibaiti, São Jerônimo da Serra, Congonhinhas, Figueira, Curiúvae Ortigueira

LINKS ÚTEIS