São Sebastião da Amoreira

Prefeita: Exilaine Gaspar “Laine” (MDB)

Área: (km2): 226,79

Distância da sede à capital (km): 368

Distritos Administrativos: 1

Comarca a que pertence: Assaí

Altitude: (m): 664

Gentílico: Amoreirense

Site da prefeitura: www.amoreira.pr.gov.br

Aniversário da cidade: 14 de novembro

Data de instalação do município: 14/12/1952

A História

Os primórdios da história de São Sebastião da Amoreira se confundem com os de Assaí. Cidade irmã, que em 1938 já era distrito administrativo de São Jerônimo da Serra.

À medida que Assaí crescia, um novo e importante núcleo populacional, denominado Fazenda Três Barras, ia se formando dentro de sua área administrativa, acompanhando, de perto, o progresso e a evolução da sede municipal. Esse novo Patrimônio, graças à tenacidade dos seus primeiros povoadores, não demorou a adquirir a sua autonomia político-administrativa. Localizado na próspera região do norte do Paraná, a Fazenda Três Barras tem sua história diretamente ligada ao ciclo do café. Os seus proprietários, ao procederem à sua divisão deram o nome de Amoreira à secção onde está localizada a atual Cidade.
Ao ser construída a igreja do Povoado, foi a mesma consagrada a São Sebastião, como padroeiro da Cidade em formação. Assim, a Povoação passou a ser conhecida como São Sebastião da Amoreira.

O povoamento de São Sebastião da Amoreira teve início com a criação do DistritoAdministrativo de Assaí, no Município de São Jerônimo. À medida que Assaí crescia, um novo e importante núcleo populacional, denominado Fazenda Três Barras, ia se formando dentro de sua área administrativa, acompanhando, de perto, o progresso e a evolução da sede municipal. Esse novo Patrimônio, graças à tenacidade dos seus primeiros povoadores, não demorou a adquirir a sua autonomia político-administrativa. Localizado na próspera região do norte do Paraná, a Fazenda Três Barras tem sua história diretamente ligada ao ciclo do café. Os seus proprietários, ao procederem à sua divisão deram o nome de Amoreira à secção onde está localizada a atual Cidade.

Ao ser construída a igreja do Povoado, foi a mesma consagrada a São Sebastião, como padroeiro da Cidade em formação. Assim, a Povoação passou a ser conhecida como São Sebastião da Amoreira. Em 11 de outubro de 1947, a localidade foi elevada à categoria de Distrito Administrativo, pertencente ao Município de Assaí e com a denominação de São Sebastião da Amoreira. Em 14 de novembro de 1951, foi elevado à categoria de Município, com território desmembrado do de Assaí e com a denominação de “Amoreira”. Pela Lei Municipal nº 8, de 9 de maio de 1964, voltou a chamar-se São Sebastião da Amoreira.
O nome do Município é homenagem ao padroeiro “São Sebastião” e “Amoreira” proveniente de uma árvore que produz uma fruta silvestre conhecida pelo nome de amora, em abundância na região.

Área

229,34 km²

IDHM

0,715

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

8.626 hab.

Densidade demográfica

37,63 hab/km²

Ano de instalação

1951

Microrregião

Assaí

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Nova América da Colina, Nova Fátima, Santo Antônio do Paraíso, Nova Santa Bárbara, Santa Cecília do Pavão e Assaí

LINKS ÚTEIS