- +55 43 3524- 4396
- [email protected]
- Aberto de Segunda à Sexta das 8:00 as 11:30 hs e das 13:00 as 17:00 hs
São Sebastião da Amoreira
São Sebastião da Amoreira
Prefeita: Exilaine Gaspar “Laine” (MDB)
Área: (km2): 226,79
Distância da sede à capital (km): 368
Distritos Administrativos: 1
Comarca a que pertence: Assaí
Altitude: (m): 664
Gentílico: Amoreirense
Site da prefeitura: www.amoreira.pr.gov.br
Aniversário da cidade: 14 de novembro
Data de instalação do município: 14/12/1952
A História
Os primórdios da história de São Sebastião da Amoreira se confundem com os de Assaí. Cidade irmã, que em 1938 já era distrito administrativo de São Jerônimo da Serra.
À medida que Assaí crescia, um novo e importante núcleo populacional, denominado Fazenda Três Barras, ia se formando dentro de sua área administrativa, acompanhando, de perto, o progresso e a evolução da sede municipal. Esse novo Patrimônio, graças à tenacidade dos seus primeiros povoadores, não demorou a adquirir a sua autonomia político-administrativa. Localizado na próspera região do norte do Paraná, a Fazenda Três Barras tem sua história diretamente ligada ao ciclo do café. Os seus proprietários, ao procederem à sua divisão deram o nome de Amoreira à secção onde está localizada a atual Cidade.
Ao ser construída a igreja do Povoado, foi a mesma consagrada a São Sebastião, como padroeiro da Cidade em formação. Assim, a Povoação passou a ser conhecida como São Sebastião da Amoreira.
O povoamento de São Sebastião da Amoreira teve início com a criação do DistritoAdministrativo de Assaí, no Município de São Jerônimo. À medida que Assaí crescia, um novo e importante núcleo populacional, denominado Fazenda Três Barras, ia se formando dentro de sua área administrativa, acompanhando, de perto, o progresso e a evolução da sede municipal. Esse novo Patrimônio, graças à tenacidade dos seus primeiros povoadores, não demorou a adquirir a sua autonomia político-administrativa. Localizado na próspera região do norte do Paraná, a Fazenda Três Barras tem sua história diretamente ligada ao ciclo do café. Os seus proprietários, ao procederem à sua divisão deram o nome de Amoreira à secção onde está localizada a atual Cidade.
Ao ser construída a igreja do Povoado, foi a mesma consagrada a São Sebastião, como padroeiro da Cidade em formação. Assim, a Povoação passou a ser conhecida como São Sebastião da Amoreira. Em 11 de outubro de 1947, a localidade foi elevada à categoria de Distrito Administrativo, pertencente ao Município de Assaí e com a denominação de São Sebastião da Amoreira. Em 14 de novembro de 1951, foi elevado à categoria de Município, com território desmembrado do de Assaí e com a denominação de “Amoreira”. Pela Lei Municipal nº 8, de 9 de maio de 1964, voltou a chamar-se São Sebastião da Amoreira.
O nome do Município é homenagem ao padroeiro “São Sebastião” e “Amoreira” proveniente de uma árvore que produz uma fruta silvestre conhecida pelo nome de amora, em abundância na região.
Área
229,34 km²
IDHM
0,715
Faixa do IDHM
Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)
População
8.626 hab.
Densidade demográfica
37,63 hab/km²
Ano de instalação
1951
Microrregião
Assaí
Mesorregião
Norte Pioneiro Paranaense
LIMITES
Nova América da Colina, Nova Fátima, Santo Antônio do Paraíso, Nova Santa Bárbara, Santa Cecília do Pavão e Assaí