São Jerônimo da Serra

Prefeito: Venicius Djalma Rosa (PTB)

Área: (km2): 825,466

Distância da sede à capital (km): 333

Distritos Administrativos: 4

Comarca a que pertence: São Jerônimo da Serra

Altitude: (m): 976

Gentílico: Jeronimense

Site da prefeitura:

www.saojeronimodaserra.pr.gov.br

Aniversário da cidade: 30 de setembro

Data de instalação do município:

07/11/1947

A História

A comunidade foi fundada em março de 1854, com a denominação de Aldeamento de São Tomás de Papanduva, com a finalidade de catequização dos índios Caingangues que habitavam a região.

A direção do aldeamento, na ocasião, foi entregue ao sertanista Joaquim Francisco Lopes, substituído, em 1867, pelo Frei Luiz de Cemitile.

A colonização do sertão deu-se com abertura de uma picada, ordenada pelo Barão de Antonina e sob o comando do sertanista Joaquim Francisco Lopes, para que viesse a facilitar os deslocamentos para o Mato Grosso através das vias naturais dos rios Tibagi, Paranapanema, do e Ivinhema e Brilhante. Esta picada foi aberta em 1854 e desenvolveu-se pelas fendas do Campo da Lagoa e foi ter a margem direita do Rio Tibagi, no lugar denominado Jatai. A partir de então inicia-se a história propriamente dita de São Jerônimo da Serra.

No início do povoado, a localidade recebeu o nome de São Thomaz de Papanduva e, em 1867, já tinha a denominação de São Jerônimo da Serra. A situação privilegiada em que se encontrava o povoamento atraiu para si um grande contingente humano que imprimiu um ritmo de progresso ao município.

Criado através da Lei Estadual nº 02 de 10 de outubro de 1947, foi desmembrado de Congonhinhas.

São Jerônimo da Serra, município localizado no norte do Estado do Paraná, Brasil, encontra-se geologicamente inserido na porção central da Bacia Sedimentar do Paraná. Afloram na região os litotipos sedimentares das formações Rio do Rasto e Pirambóia/Botucatu e as vulcânicas da Formação Serra Geral. Tal peculiaridade propiciou o desenvolvimento de cavidades naturais esculpidas em arenito, uma vez que o contato das rochas sedimentares com as vulcânicas diaclasadas veio a favorecer a manifestação do fenômeno de pipping que deu origem inúmeras grutas características da região. Esse grupo de cavernas encontradas vem a ser conhecido como Distrito Espeleológico do Tigre, dado à grande ocorrência de grutas no vale do rio homônimo.

Na última divisão territorial de política do Estado do Paraná, acontecia em 1951, o município passou a denominar-se em definitivo como São Jerônimo da Serra.

Área

825,31 km²

IDHM

0,637

Faixa do IDHM

Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

População

11.337 hab.

Densidade demográfica

13,74 hab/km²

Ano de instalação

1947

Microrregião

Assaí

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Assaí, Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara, Santo Antônio do Paraíso, Congonhinhas, Sapopema, Ortigueira, Tamarana e Londrina

LINKS ÚTEIS