Santa Mariana

Prefeito:  José Marcelo Piovan Guimarães 

Marcelo Bolinha (PSD)

Área: (km2): 424,746

Distância da sede à capital (km): 413

Distritos Administrativos: 1

Comarca a que pertence: Santa Mariana

Altitude: (m): 455

Gentílico: Santa-marianense

Site da prefeitura: www.santamariana.pr.gov.br

Aniversário da cidade: 11 de outubro

Data de instalação do município: 01/11/1947

A História

Formou-se em 1934 um pequeno povoado em terras pertencentes a Francisco Junqueira, o qual se foi aos poucos desenvolvendo, com a afluência constante de forasteiros de diversas procedências, animados pela fertilidade da gleba. Assim, já em 1938, precisamente a 20 de outubro, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Santa Mariana, com território desmembrado do Distrito de Bandeirantes.

Em virtude da própria expansão econômica da comuna, com o desenvolvimento sobretudo da cultura do café, em pouco tempo Santa Mariana apresentou condições para emancipar-se política e administrativamente, tanto que o Distrito foi elevado à categoria de Município em 1947.

Segundo antigos moradores, a denominação de Santa Mariana constitui uma homenagem da localidade à Srª. Mariana Junqueira, esposa de Francisco Junqueira, primeiro proprietário das terras onde hoje se localiza o Município.
A ocupação do território do município de Santa Mariana iniciou em 1934, com a formação de um pequeno povoado. A fertilidade das terras, aos poucos, foi atraindo mais colonos e o povoamento se desenvolve aceleradamente com a chegada da estrada de ferro. Sua atividade econômica principal é a agricultura, tendo no início da colonização o café como principal cultura e posteriormente devido à mecanização da lavoura outras culturas como a soja, ao trigo, o milho e o algodão passam a compartilhar a produção agrícola do município.

O nome da cidade, segundo os moradores antigos, é uma homenagem da localidade a Sra. Mariana Junqueira, esposa do Sr. Francisco Junqueira, primeiro proprietário das terras onde hoje se localiza Santa Mariana.

Criado através de Lei Estadual nº. 02 de 10 de outubro de 1947 e instalado em 01 de outubro do mesmo ano, foi desmembrado de Bandeirantes.

 

Área

424,746 Km²

IDHM

(2010): 0,700

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

12.435 hab.

Densidade demográfica

29,29 hab/km²

Ano de instalação

1947

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense