Rancho Alegre

Prefeito: Fernando Carlos Coimbra

Área: (km2): 168,243

Distância da sede à capital (km): 428

Distritos Administrativos: 1

Comarca a que pertence: Uraí

Altitude: (m): 416

Gentílico: Alegrense

Site da prefeitura:

www.ranchoalegre.pr.gov.br

Aniversário da cidade: 19 de novembro

Data de instalação do município:

19/11/1961

A História

Etimologia. Rancho vem do espanhol ‘rancho’, designado casa de colono, da roça. (ABHF).

Alegre origina-se do latim vulgar ‘alecre’ e significa gostoso, regozijo, júbilo. (GGS).

Origem Histórica. O território do município de Rancho Alegre teve grandes movimentações por conta da estrada boiadeira que cortava a região. Existia incipiente povoado na região quando por ali chegou a Companhia de Terras Barbosa, que adquirindo terras, demarcou-as e vendeu-as após portentosa campanha publicitária. Foi elevado à categoria de Distrito em 27 de janeiro de 1951.

Os primeiros moradores de Rancho Alegre foram as famílias de Agenor Gomes, Francisco Godoy, Oswaldo Vietze, Cecília Angela de Oliveira, que derrubaram a mata e plantaram café. Francisco Godoy instalou a primeira serraria, Sebastião Caetano Paraíso a primeira casa comercial, Alfredo Mello a primeira padaria, Antonio Trawtwein faz funcionar a primeira farmácia, Irmãos Zanoni instalam em 1947 a primeira maquina de beneficiamento de café, atos de pioneirismo.

A 25 de julho de 1960 pela Lei Estadual nº 4.245, foi criado o Município. A instalação se deu a 29 de agosto de 1960 com a posse do Sr Pedro Moreira do Prado, Prefeito nomeado. Comemora-se o Dia do Município em 19 de novembro. A primeira eleição para o executivo e o legislativo ocorreu em 08 de outubro de 1961.

A denominação da cidade origina-se de um pequeno rancho, construído às margens da antiga estrada boiadeira, sendo que neste lugar os primeiros moradores do povoado se reuniam para promover festas e danças, passando então a ser conhecido como um ¿rancho alegre¿, denominação que se perpetuou através dos tempos.

Localização. Está ao Norte do Estado, a 50km de Cornélio Procópio, a 75km de Londrina e de Assis – SP. Pertence a microrregião geoeconômica da AMUNOP.

Área

166,76 km²

IDHM

0,707

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

3.955 hab.

Densidade demográfica

23,72 hab/km²

Ano de instalação

1960

Microrregião

Assaí

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense