Nova Santa Barbara

Prefeito: Eric Kondo

* Área (Km2): 79,566

* Distância da Sede à capital (Km): 348

* Distritos Administrativos: 1

* Comarca a que pertence: São Jeronimo da Serra

* Data de instalação do município: 01/01/1993

* Aniversário da cidade: 09 de maio

* Altitude (m): 736

* Site da prefeitura: WWW.nsb.pr.gov.br

* Gentílico: Barbaraense

A História

A partir de 1940, a gleba conhecida como Água do Sabiá começa a sofrer desmatamentos para abertura da Estrada Estadual do Cerne. Era constituída de aproximadamente 16 mil alqueires e a maior parte havia sido adquirida pela família Couto de Camargo. Emídio Couto de Camargo recebeu parte das terras como herança deixada por seu pai. O local era excelente para descanso de safristas de porcos e surgiram os primeiros estabelecimentos de apoio aos tropeiros.

Em 1947, Emídio Couto de Camargo trouxe de Jataizinho o topógrafo Edson Gonçalves Palhano para demarcar o loteamento e providenciar o arruamento da localidade. Neste mesmo ano foi erguido um Cruzeiro em Água do Sabiá, sendo celebrada a primeira missa da localidade. Em 1948, com o término da abertura da Estrada do Cerne, Água do Sabiá já possuía características de cidade e, em 22 de novembro desse ano, foram feitos os registros oficiais do loteamento, passando a localidade a denominar-se Santa Bárbara, nome dado por Emídio de Camargo por sua devoção á Santa.

Em 30 de janeiro de 1963, por meio da Lei Estadual nº 05, o patrimônio de Santa Bárbara foi elevado a categoria de Distrito Administrativo, pertencente ao município de Santa Cecília do Pavão, e, finalmente, em 9 de maio de 1990, foi criado o município com a denominação de Nova Santa Bárbara, através da Lei Estadual nº 9.241, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias.

Topônimo: Denominação de origem religiosa, dada por Emídio Camargo, em 1948, por sua devoção a Santa Bárbara.

A palavra “Bárbara” origina-se do latim Barbara que significa “estrangeira”. Santa Bárbara, segundo a lenda, era muito bonita e seu pai, ciumento de sua beleza e dos seus pretendentes, sabendo que ela se convertera ao Cristianismo, mandou que a torturassem e decapitassem. Os céus vingaram-se, enviando um raio que fulminou-o. Santa Bárbara é padroeira dos artilheiros, dos fogueteiros, dos mineiros e dos bombeiros. Há também quem se lembre dela somente quando troveja.

Área

72,42 km²

IDHM

0,680

Faixa do IDHM

Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

População

3.908 hab.

Densidade demográfica

54 hab/km²

Ano de instalação

1993

Microrregião

Assaí

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense