Leópolis

 Prefeito: Alessandro Ribeiro (PSD)

* Área (Km2): 345,957

* Distância da Sede à capital (Km): 416

* Distritos Administrativos: 1

* Comarca a que pertence: Cornélio Procópio

* Data de instalação do município:

14/12/1952

* Aniversário da cidade: 14 de dezembro

* Altitude (m): 486

* Site da prefeitura:

www.leopolis.pr.gov.br

* Gentílico: Leopolense

A História

Leópolis é um município brasileiro do estado do Paraná e na microrregião de Cornélio Procópio. Fundada em 1951 a uma altitude de 485 metros, sua área total é de 364,3 km² e 4 145 habitantes, o que implica uma densidade demográfica de 11,38 h/km².

A partir de 1926, começam as primeiras atividades de colonização.

Uma empresa chamada de Companhia Agrícola Barboza, que adquiriu junto ao Governo Estadual uma vasta área de terras, para lotear, fundar e formar patrimônios nesta região, foi a responsável pela fundação de Leópolis.

O nome da cidade surgiu a partir de um sócio da companhia, Léo Barboza, que acabou emprestando o seu nome para a cidade.
Leópolis com seu solo fértil animava à todos que vinham, pois como em toda a região o café era uma cultura que contribuía para a migração de várias pessoas das mais diferentes regiões do estado e do país.

As primeiras penetrações no território onde hoje se encontra o Município de Leópolis, datam de 1926. Entre os primeiros desbravadores da região figuram Antonio Barbosa Júnior., Antonio Ribeiro dos Santos Junior, Antonio Sobral Neto, Abelardo Ferraz, Bento Ferraz, João Franco de Camargo, Luiz Franco da Rocha e José de Campos Gatti. Em 1940, a Companhia Agrícola Barboza, lançou os fundamentos do Patrimônio de Leópolis, situado na fiaxa de terra roxa do Norte do Paraná, em território então pertencente ao Município de Cornélio Procópio.

A gleba em que se localiza o Município de Leópolis pertencia, ao tempo de sua fundação, a Léo Barboza, sócio da Companhia Agrícola Barboza, que durante muitos anos planejou e desenvolveu eficiente e útil trabalho de colonização, procurando fixar o homem à terra, através da política da pequena propriedade.

Mais tarde, aquela Companhia adquiriu grandes glebas do Governo do Estado do Paraná, com o objetivo de colonizá-las através da formação de Patrimônios. Em 1947, poucos anos após a sua criação, o Patrimônio de Leópolis foi elevado à categoria de Distrito Administrativo no Município de Cornélio Procópio e, em 1951, passou à categoria de município autônomo. A denominação do município constitui homenagem ao colonizador Léo Barboza, primeiro proprietário daquelas terras.

Área

345,88 km²

IDHM

0,707

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

4.145 hab.

Densidade demográfica

11,98 hab/km²

Ano de instalação

1951

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Santa Mariana a leste, Cornélio Procópio a sueste, Sertaneja a oeste, Uraí a sudoeste e o estado de São Paulo a norte.

LINKS ÚTEIS