Itambaracá

Prefeito: Mônica Cristina Zambon Holzmann

Monica Zambon (PSL)

Área: (km2): 207,003

Distância da sede à capital (km): 292 Km

Distritos Administrativos: 2

Comarca a que pertence: Andirá

Altitude: (m): 398 metros

Gentílico: itambaracaense

Site da prefeitura:

http://www.itambaraca.pr.gov.br/

Aniversário da cidade: 30 de novembro

Data de instalação do município:

30/01/1955

A História

A fundação do Patrimônio de Itambaracá foi de iniciativa da Prefeitura Municipal de Jacarezinho. 

Inicialmente, o Povoado recebeu a denominação de Jaborandi. O Centro urbano foi fundado em 1922, compreendendo o loteamento de uma gleba de 35 alqueires de terras, localizada às margens do córrego Jaborandi. A Colonização e povoamento do novo Patrimônio teve começo quando desbravadores e aventureiros de diversas procedências, passaram pela localidade e se impressionaram com a exuberância e fertilidade das terras, muito próprias ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária e dotadas de incalculáveis reservas florestais, onde vicejavam, abundantemente, as mais preciosas e importantes madeiras de lei. 

Através dessa propaganda espontânea difundida por toda a parte e, principalmente, nas regiões já colonizadas, o Patrimônio de Jaborandi não tardou a despertar o interesse de homens de visão, que desejavam fundar um núcleo agrícola de onde pudessem tirar os produtos indispensáveis à manutenção de suas famílias. 

Dentre os primeiros moradores do Povoado destacam-se: Capelão João Faustino, Luiz Antonio Rodrigues, major Florêncio, João Alves, Antonio Panralego que foi o primeiro comerciante. A família de Lázaro Gomes Pinto destacou-se como implantadora da cultura de café na região e Manoel da Silva Machado, que se estabeleceu com o primeiro hotel. 
Com o desmembramento do Município de Jacarezinho em virtude da criação do de Cambará, o Patrimônio de Jaborandi passou a integrar o território desse último. 

Nessa época, outro centro populacional progredia e desenvolvia-se extraordinariamente. Era o Patrimônio de Ingá, que por Decreto Estadual nº 347, de 30 de março de 1935, foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Cambará, ficando Jaborandi, jurisdicionado à área do Distrito de Ingá. 

Em 1943, o Distrito de Ingá foi elevado à categoria de município, com a denominação de Andirá, e o Patrimônio de Jaborandi, à categoria de Distrito Administrativo de Andirá, mas com a denominação de Itambaracá. Em 1955, Itambaracá conseguiu a sua emancipação política.  Itambaracá é topônimo indígena, de origem tupi e que significa “pedra de águas correntes”. 

 

Área

207,73 km²

IDHM

0,694

Faixa do IDHM

Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

População

6.759 hab.

Densidade demográfica

32,54 hab/km²

Ano de instalação

1955

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense