Cornélio Procópio

Prefeito: Amin José Hannouche

Área (KM²): 637,949
Distância da capital (KM): 394
Distritos Administrativos: 2
Comarca de: Cornélio Procópio
Data de instalação do município: 15/02/1938

Aniversário da cidade: 15 de fevereiro

Altitude(m): 676

Site da prefeitura: www.cornelioprocopio.pr.gov.br

Gentílico: Procopense

A História

As primeiras incursões ao Norte do Paraná foram feitas, certamente, por lavradores oriundos de São Paulo. No entanto, a primazia não coube exclusivamente aos paulistas, mas também aos mineiros, nordestinos e nortistas.

A origem de Cornélio Procópio, situado quase nos limites do Paraná com o Estado de São Paulo, às margens do Paranapanema, data de 1920 quando o coronel Cornélio Procópio, paulista de Ribeirão Preto, doou cinco mil alqueires de terras situadas no local onde existe hoje o Município, ao seu genro, Francisco Junqueira. As glebas foram divididas em lotes ou datas, para facilitar sua aquisição e, terminados os trabalhos de loteamento, em 1926, ocorreu grande afluxo de moradores provindos de outros estados. Vinham, atraídos pela fertilidade das terras, especialmente os colonos paulistas que para ali afluíram no intuito de plantar café, uma vez que os terrenos em São Paulo já se tornavam de difícil aquisição. Posteriormente, a Cia. Agrícola Barbosa ali se estabeleceu, construindo uma estrada de rodagem, visando iniciar o ciclo cafeeiro com a venda de pequenos lotes de terra.

Com início da construção da estrada de ferro São Paulo-Paraná, houve nova corrente migratória, notadamente de São Paulo e Minas Gerais e, assim, em 1931, inaugurada a estação ferroviária Cornélio Procópio, denominação dada em homenagem ao coronel Cornélio Procópio, já era um povoado regularmente habitado, com tendência a crescer progressivamente.
Em face do seu desenvolvimento, tanto no setor social como no industrial e agropecuário, o povoado passou, mais tarde, a Distrito Judiciário do Município de Bandeirantes.

Área

638,65 Km²

IDHM

0,759

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

46.928

Densidade demográfica

73,48 hab/km²

Ano de instalação

1934

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Leópolis, Santa Mariana, Bandeirantes, Santa Amélia, Abatiá, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Nova América da Colina e Uraí

LINKS ÚTEIS