Congonhinhas

Prefeito:  José Olegário Ribeiro Lopes

Dr. Zeco (Podemos)

Área: (km2): 532,329

Distância da sede à capital (km): 349

Distritos Administrativos: 3

Comarca a que pertence: Congoinhas

Altitude: (m): 753

Gentílico: Congonhinhense

Site da prefeitura:

www.congoinhas.pr.gov.br

Aniversário da cidade: 20 de março

Data de instalação do município:

20/03/1945

A História

O nome da cidade, fundada em 1920, foi originado da planta congonhas (erva-mate), abundante na região e em todo Paraná e Santa Catarina. A principal atividade é o cultivo da soja, seguida pelas plantações de milho.

O povoamento de Congonhinhas teve início em 1926, quando José Domingues da Costa, José Carlos de Oliveira, Joaquim Luiz de Oliveira, João Canedo da Silva e a Sra. Eugenia Domingues da Costa, visando à formação de um Patrimônio, fizeram doação à Mitra Diocesana, de uma área de nove alqueires de terras no Município de São Jerônimo. Nesse mesmo ano, os fundadores da povoação mandaram construir uma capela de madeira que teve por padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Os primeiros comerciantes a se estabelecerem foram José da Costa e Jorge Fadel.

A denominação de Congonhinhas foi devido à abundância da planta conhecida por esse nome, existente na localidade. É o diminutivo da erva denominada congonha, que, segundo tradição, era muito empregada como substituta do mate, principalmente, para o chimarrão dos primitivos habitantes.

Em 1938, foi criado o Distrito Administrativo de Congonhinhas, pertencente ao Município de São Jerônimo. Em 1943, o Município de São Jerônimo teve sua denominação alterada para ‘Araiporanga’.

Em 1945, foi transferida para o Distrito de Congonhinhas a sede do Município de Araiporanga. Em consequência, houve uma inversão de valores pois Congonhinhas que até então era Distrito de Araiporanga, elevou-se a Município e Araiporanga foi rebaixado à condição de Distrito de Congonhinhas.

Área

537,93 km²

IDHM

0,668

Faixa do IDHM

Médio (IDHM entre 0,600 e 0,699)

População

8.279 hab.

Densidade demográfica

15,39 hab/km²

Ano de instalação

1920

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Nova Fátima, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal

LINKS ÚTEIS