Bandeirantes

Prefeito: Lino Martins

* Área (Km2): 446,301

* Distância da Sede à capital (Km):406

* Distritos Administrativos: 2

* Comarca a que pertence: Bandeirantes

* Data de instalação do município: 25/01/1935

* Aniversário da cidade: 14 de novembro

* Altitude (m): 420

* Site da prefeitura: WWW. Bandeirantes. pr.gov.br

* Gentílico: Bandeirantense

A História

Até 1920, o território atualmente ocupado pelo município era habitados pelos índios caingangues[6]. A partir de então, foram criadas fazendas na região. Em 1929, foi criado o distrito de Invernada, pertencente ao município de Jacarezinho.

Em julho de 1930, a Empresa Ferroviária São Paulo-Paraná inaugurou uma estação ferroviária a três quilômetros do patrimônio de Invernada, estação esta que passou a denominar-se Bandeirantes, devido aos pioneiros aqui encontrados, surgindo, então, um povoado nas proximidades.

Em 27 de setembro de 1931, deu-se início a um trabalho de coligação em favor do progresso da estação. Um ano depois, no final de 1932, os dois povoados (Invernada e Bandeirantes) foram unificados. O município foi criado através da Lei Estadual nº 2.396, de 14 de novembro de 1934, sendo instalado oficialmente em 25 de janeiro de 1935.

Em 24 de fevereiro de 2008, foi elevado a título de paróquia por dom Fernando José Penteado, bispo da Diocese de Jacarezinho a qual este município pertence a Capela São Geraldo Majela, que é localizada, no Conjunto Humberto Teixeira 2. A Paróquia São Geraldo Majela, tem como seu primeiro pároco, Padre Roberto Moraes de Medeiros, e primeiro vigário paroquial, Padre Marcos Ribeiro de Almeida, e coordenadora administrativa paroquial, a senhora Margarete Negrão da Silva. A nova matriz conta com uma devoção popular a São Miguel Arcanjo, em uma missa de teor carismático presidida pelo pároco atual, onde a igreja fica repleta de fiéis.

Bandeirantes contava com o Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, onde era localizada a antiga Igreja Matriz, mas que popularmente ainda é conhecida assim, por ser a primeira no município. O primeiro reitor deste santuário foi o padre Claudinei Antônio da Silva e o coordenador administrativo Eustáquio Magalhães Trindade, mas hoje se destaca também o Santuário de São Miguel Arcanjo.

 

Área

449,54 km²

IDHM

0,727

Faixa do IDHM

Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799)

População

32.184 hab.

Densidade demográfica

71,59 hab/km²

Ano de instalação

1938

Microrregião

Cornélio Procópio

Mesorregião

Norte Pioneiro Paranaense

LIMITES

Itambaracá, Andirá, Barra do Jacaré, Santo Antônio da Platina, Abatiá, Santa Amélia, Cornélio Procópio e Santa Mariana

LINKS ÚTEIS